A EQUIPE DO FC08 DESEJA A TODOS...
UM PRÓSPERO ANO NOVO!!

terça-feira, 1 de abril de 2008

De olho na presa: River-PI

O escudo do próximo adversário alvinegro.


Torcedores do Glorioso,

O Botafogo vai dar uma parada na irretocável campanha da Taça Rio para encarar um confronto pela segunda fase da Copa do Brasil, o adversário da vez é o modesto, porém conhecido nacionalmente, River do Piauí, o nome chega a dar calafrios na torcida alvinegra que remete logo a desastrosa campanha da Sul-Americana do ano passado, quando o glorioso foi derrotado pelo River Plate (ARG), mas creio que esse River não nos dará tanto trabalho. A coluna “De olho na presa” volta para trazer importantes informações sobre o adversário.

O dia 1º de março de 1946 é considerado pelo River como a data de fundação do time, todavia, o projeto não foi posto em prática, haja vista que não ocorreu a sua legalização nos órgãos desportivos competentes, como também não existe registro de qualquer atividade nos anos de 1946 e 1947. O primeiro registro histórico data de 15 de fevereiro de 1948, nesse dia o River disputou seu primeiro jogo, o adversário foi o Amarantino-PI. O primeiro gol foi marcado, nesse jogo, por Antônio Freire (Freirinho) e o River saiu vencedor pelo placar de 4x3.

Menos de um mês após a vitória, houve uma reorganização no clube, liderada por Afrânio Messias Alves Nunes (Presidente mais vitorioso do River - 11 títulos), e o clube foi admitido na Federação Piauiense de Desportos, no mesmo ano, sagrou-se campeão estadual. Em 1967 o River Atlético Clube inaugurou sua sede própria no Bairro dos Noivos, área nobre da Capital Piauiense. Afrânio Nunes, mais uma vez, foi o mentor do projeto da sede.

Desde a sua inauguração o ”galo”, como é conhecido, acumula 27 títulos estaduais e é o atual campeão, não possui títulos nacionais mas detem alguns que se destacam, entre eles, a conquista do torneio centenário de Teresina, em 1952 e a Copa Piauí, em 2006.

O estádio Lindolfo Ferreira não será o local da partida, devido aos problemas com o gramado, por isso o jogo será no estado do Maranhão o que pode fazer ter um maior equilíbrio entre as torcidas, falando nela, as duas proncipais torcidas organizadas do River são: “Embriagalo” e “Galaço”.

Boa sorte, glorioso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Respeita o Galo!!!!!!!!
Ríver Atlético Clube O:
TRICOLOR DO BAIRRO DOS NOIVOS.
TRICOLOR DA GAROTADA.
GALO CARIJÓ.
ETERNO CAMPEÃO.