A EQUIPE DO FC08 DESEJA A TODOS...
UM PRÓSPERO ANO NOVO!!

terça-feira, 5 de agosto de 2008

"Não se vá"

A janela está aberta
foto: triplov.com

Torcedores do Glorioso,

Além de adversários fortes, o que mais mete medo nas torcidas de todo país é a tal "janela para o exterior", período marcado pelo começo dos principais campeonatos pelo mundo, o que acaba seduzindo os jogadores que se destacam no futebol brasileiro com enormes quantias em dinheiro. Os principais clubes do Brasil já tiveram seus craques levados e ficaram a ver navios, tendo que se virar para arrumar peças para a reposição. Não é difícil ver um time cair de produção após perder seus jogadores, vide o Botafogo ano passado e o Flamengo este ano.

Digamos que o Bota levou um pouco de sorte nesse período, exatamente no auge das transferências, o glorioso estava mal das pernas, amargando posições abaixo de sua tradição, correndo o risco, inclusive, de cair para a segunda divisão. Coincidência ou não, o Botafogo começou a crescer um pouco depois que alguns jogadores deixaram o país, preservando assim, seus principais atletas.

Existem vários truques dentro de cada equipe para evitar a perda de jogadores importantes: multas rescisórias enormes (Alex Teixeira), preservação dos atletas para o segundo turno do campeonato (Alexandre Pato) e até pré-contratos para possíveis negociações (Os tais 50% dos direitos do jogador). O que mais me assusta, é o primeiro turno perder sua competitividade pelo receio de perder atletas, ou seja, os técnicos pouparem seus times para não ver jogadores saindo a preço de banana. Temos que dar um jeito nisso, reinventar as transferências, quem sofre com isso é o torcedor.

Em contrapartida, temos o período em que a janela fecha e a comemoração se estende por todo o país, sabe-se que aqueles jogadores que lá estão, não mais deixarão o clube, divisor de águas, só aí saberemos quem realmente vai disputar o título e quem vai brigar para não cair. Porém esse período dura pouco, logo chega o início do outro ano e o medo volta, assim segue a vida dos times e dos torcedores do melhor futebol do mundo.

Saudações alvinegras.

Nenhum comentário: