A EQUIPE DO FC08 DESEJA A TODOS...
UM PRÓSPERO ANO NOVO!!

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Alugar ou não? Eis a questão. (100ª postagem)

Engenhão: Atual cobiça do futebol carioca

Torcedores do Glorioso,

O futebol carioca tem mais uma notícia em relação ao Botafogo. Devido à obras no estádio do Maracanã para a Copa do Mundo de 2014, os "sem estádios" do Rio de Janeiro, Fla e Flu, ficarão sem lugar para jogar, e assim, mandariam seus jogos para o mais moderno estádio da América do Sul, o Engenhão, estádio este, de propriedade do Botafogo de Futebol e Regatas. Começa aí a confusão.

O presidente rubro-negro, Márcio Braga, já soltou sua língua dizendo que “o Engenhão é do Flamengo”. O acordo para o aluguel do estádio já estaria acertado com o presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas. O Fluminense também entraria no acordo para utilizar o João Havelange. Que a torcida do glorioso está devendo em relação a lotar o local, todo mundo sabe, mas daí ter que emprestar o estádio para o Flamengo e Fluminense jogar? Acho muito arriscado.

Todos se lembram que o Flamengo já jogou no Engenhão, foi na vitória por 4 a 0 sobre o América, no campeonato carioca. Resultado positivo em campo e negativo fora dele: Torneiras dos banheiros abertas, lixo espalhado pelas arquibancadas e também urina, foram alguns dos prejuízos para o Botafogo. E o que lhes impede de fazer isso novamente?

Segundo a diretoria alvinegra, no contrato do aluguel, está acordado que o Flamengo pagará por qualquer dano ao patrimônio. Convenhamos, já acho difícil pagarem os R$ 80 mil por jogo. Está certo que a grana que vai entrar é excelente (se for paga), mas não estou muito animado com isso.

LADO BOM DO ALUGUEL:

- Exposição da imagem do Engenhão por todo o Brasil, quiçá mundo.
- Quantia em dinheiro que no final do mês seria um pouco menor do que é pago pelo patrocinador (Liquigás), ou até maior, dependendo da visibilidade do jogo.
- Introdução de novas logomarcas no estádio gerando dinheiro ao alvinegro.
- Divisão do custo que o Botafogo tem que pagar pela manutenção do estádio.
- Exposição do escudo do Botafogo (localizados atrás de cada gol), direito de imagem.
- O Botafogo ganhou apenas uma licitação, o estádio não é totalmente alvinegro, então, nada melhor que uma graninha extra.
- Cumprimento do contrato por parte do Flamengo.

LADO RUIM DO ALUGUEL:


- Mais rivalidade. A torcida do Flamengo lotará o estádio e provocará a do Botafogo (óbvio, é a maior torcida do país).
- Divisão dos ingressos em dia de clássicos, ao invés de 20% para o visitante, agora serão 50%.
- Danos ao estádio.
- Incerteza enquanto ao pagamento do aluguel.
- O contrato tem um período muito longo.

Deixaremos agora a diretoria tomar posição (e que tomem a melhor em relação ao futuro do Botafogo). É aguardar para ver e que dê tudo certo nesses 3 anos.

Saudações Alvinegras.

2 comentários:

Aline disse...

Legal o blog, hein? Achei pelo sou-vascaíno.
Apesar de não ter nada a ver com essa história aí de botafogo, flamengo e fluminense, vou dar minha opinião pros alvinegros: NÃO ALUGUEM O ESTÁDIO! Vocês já tiveram uma amostra do que pode acontecer com o patrimônio de vocês se esse aluguel for efetuado, né?
Pra quê arriscar mais?
Há alguma garantia de reembolso pelos possíveis danos? Será que vão honrar a palavra quanto a isso? (eu acho que não...)
Pensem bem se vale a pena...

Saudações cruzmaltinas!

Ricardo Oliveira disse...

Aline, obrigado pelo comentário.
É esperar para ver a opinião da diretoria do Botafogo.

O Bota tem garantias contra danos sim, mas acredito que a torcida do Fla não vai quebrar o estádio, pois aí não terão aonde jogar.

Volte sempre e se quiser deixe seu blog aí.

Saudações alvinegras.