A EQUIPE DO FC08 DESEJA A TODOS...
UM PRÓSPERO ANO NOVO!!

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

A geografia do futebol não mudou

Novo templo do futebol na Zona Norte, o Engenhão conheceu a força de uma grande equipe. O América venceu por 2 a 1 a seleção do Benin, que ocupa a 93ª posição no ranking da Fifa. O Benin é um pequeno país da África Ocidental Francesa, espremido entre Burkina Faso, Niger, Nigéria, Togo e o oceano Atlântico. Dentro de campo, o América, alvirubro que carrega consigo o nome do novo continente, mostrou aos africanos que, por mais que o esporte local tenha evoluído, a geografia do futebol ainda não se alterou.

As duas equipes realizam dura preparação para importantes competições; ambas com 16 clubes. Enquanto o América trabalha pelo bom desempenho no campeonato estadual, a seleção beninense se organiza para a Copa Africana de Nações. Ambas as competições terão 16 equipes, mas as semelhanças param por aí. Com a bola rolando foi comprovada a teoria que percorre os jornais de todo o globo: velocidade e preparo físico são os grandes diferenciais da escola africana de futebol. No entanto, a habilidade com a bola nos pés não se aproxima da empregada sem o esférico e a grande virtude da equipe africana é a unidade.

O time de Ademir Fonseca não foi montado para jogar bonito. Tal como na geografia cartográfica, o Benin passou a partida espremido, sofrendo pressão, mas defendia e atacava em bloco. Onze na defesa, dez no ataque. Lourival abriu o placar ainda no primeiro tempo e pintou uma nova cor no moderno estádio municipal: o vermelho, de nosso sangue e de nossos corações. O empate dos esquilos surgiu com o craque local, Omotoyssi, ainda na primeira etapa.

No segundo tempo o atacante Fernando deixou sua marca e deu números finais a partida, mas duas coisas ficaram muito claras: a união do plantel e o dedo do técnico em um esquema de jogo bem definido. No entanto, tecnicamente o jogo foi sofrível. O futebol contemporâneo comprova que a tática conseguiu vencer a técnica, mas combinar os dois elementos na dose certa é o caminho do sucesso. Paciência caro Diabo Rubro, o trabalho ainda não terminou. Restam 11 dias para a estréia e a equipe está invicta. E não se esqueçam o significado de AFC: Aqui Formamos Campeões.

Nenhum comentário: