A EQUIPE DO FC08 DESEJA A TODOS...
UM PRÓSPERO ANO NOVO!!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

TAÇA GUANABARA: A COBIÇA

Flamengo e Botafogo disputam o título mais tradicional do futebol carioca

A Taça GB é um título atípico e tem uma história muito interessante. Criada em 1965, definia o representante do Estado da Guanabara, hoje a cidade do Rio de Janeiro, para a disputa da Taça Brasil, que antecedeu a criação do Campeonato Brasileiro. Esse campeonato nacional teve duração curta, até 1968, porém a Taça Guanabara sobrevive até hoje com muita tradição, importância (o campeão garante vaga na final do Carioca) e com um nível altíssimo de disputa no cenário do futebol mais charmoso do Brasil.

Apenas em 1972, a Taça Guanabara passou a equivaler ao primeiro turno do Estadual. Em 1980, houve uma exceção, e o "torneio" foi disputado de forma independente, voltando em 1981, a ser disputada pelos dois melhores do turno. Logo depois surgiu a Taça Rio (2º turno).

Em 1994 e 1995, a Taça GB equivaleu ao título estadual, já que era decidida pelos dois melhores clubes da primeira fase do campeonato, incluindo os dois turnos. Em 1996, retornou ao que hoje, nós, torcedores, consideramos a Taça Guanabara, como o primeiro turno.

No próximo domingo, Flamengo e Botafogo se enfrentarão pela terceira vez na disputa da Taça GB, buscando o primeiro título relevante do ano. No primeiro confronto, em 1968, o Bota levou a melhor. O Flamengo estava com os mesmos números de pontos do que o alvinegro e tinha um jogo a menos, podendo ficar com o tento caso vencesse o Bonsucesso. Porém, o rubro-anil da Leopoldina derrotou o Fla por 2 a 0, e obrigou um jogo decisivo para descobrir quem seria o campeão. O Flamengo mais preparado fisicamente, era considerado favorito, e o Botafogo vindo de uma excursão pelo o interior do país, derrotou o Mengão por 4 a 1, com dois gols de Gérson, o "Canhotinha de Ouro", Zequinha e Roberto Miranda e Dionísio fazendo o de honra.

O único carioca campeão mundial estava engasgado com aquela goleada, e depois de quase 30 anos deu o troco. Em dia inspirado, Romário, o Baixinho, carrasco da estrela solitária, anotou os três gols da vitória rubro-negra por 3 a 2. Adriano descontou para os derrotados.

Em 1989, o Flamengo foi campeão com os mesmos números de pontos do Botafogo, porém não houve uma final. Vale lembrar, que o Mengão é o maior detentor da Taça Guanabara (17), enquanto a "faísca" conquistou apenas quatro títulos.

Dia 24 de fevereiro, será o tira-teima e consagrará o maior vencedor desse ávido prêmio.

VídeoBlog

Confira as finais de 1968 (Botafogo) e de 1995 (Flamengo):

Nenhum comentário: