O Campeonato Brasileiro se aproxima da reta final e cada ponto é decisivo no Brasileirão mais equilibrado dos últimos tempos. Flamengo e Botafogo vivem situações opostas aos desesperados Fluminense e Vasco que ocupam a lanterna e a penúltima colocação, respectivamente.
O time comandado por Caio Júnior vem em uma crescente no segundo turno depois de perder importantes jogadores para o exterior e mesmo com as críticas ferrenhas ao treinador, principalmente na partida de sábado contra o Sport por parte da torcida que o chamou de “burro” após a substituição de Vandinho por Ibson e pelas supostas acusações de intrigas no elenco, o Flamengo diminuiu a diferença para o atual líder Palmeiras para apenas quatro pontos.
De acordo com o matemático Tristão Garcia, do site “Infobola”, as chances que eram de 4% de título, passaram para 7% e a possibilidade de disputar a terceira Libertadores consecutiva subiu para 53%. Das 11 partidas restantes, o Mengão jogará diante da Nação Rubro-Negra em sete ocasiões (Atlético-MG, Vasco, Coritiba, Palmeiras, Goiás e Botafogo*). Dois desses jogos em casa serão importantíssimos: o clássico contra o desesperado Vasco e quem sabe, a final antecipada contra o time de Wanderley Luxemburgo.
Os demais jogos longe do Maracanã serão contra Náutico, na próxima rodada, Vitória, Cruzeiro e Atlético-PR. A partida contra o Alvinegro carioca mesmo que seja no Engenhão, terá a presença maciça dessa torcida que provou ser apaixonada, vibrante e positiva, acreditando até o instante final no hexacampeonato brasileiro.
O Botafogo esteve bem próximo de assumir a liderança do Brasileirão, vindo de uma seqüência empolgante de resultados, conquistando pontos importantes fora de casa, mas nas últimas quatro partidas não conseguiu vencer, saindo do G4. A possibilidade de conquistar o título no momento para o Fogão é de apenas 3%. A tabela é um pouco ingrata para o time comandado por Ney Franco, pois das onze partidas restantes, quatro são contra aqueles que brigam pela ponta do campeonato. Os jogos contra São Pulo e Flamengo serão no Rio de Janeiro, mas o vice-líder Grêmio e o primeiro colocado Palmeiras jogarão em casa.
O time da Estrela Solitária ainda enfrentará equipes que brigam para não cair para a Segundona (Santos, Atlético-PR e Figueirense, no Engenhão e Ipatinga e Atlético-MG, em Minas). Fechando a tabela de confrontos, o Bota encara o Vitória e Goiás, dentro e fora de casa, respectivamente. A chance de retornar ao maior torneio sul-americano é de 21%.
Enquanto uns brigam pela parte de cima, outros estão com a corda no pescoço. O Vasco que está na 19ª colocação e não conquista um ponto a cinco partidas, corre sério risco de cair para a Segunda Divisão. De acordo com Tristão Garcia, as chances são de até 62%.
Renato Gaúcho que retornou a Colina terá sete jogos em são Januário para livrar o time da zona do descenso. A próxima partida será diante do Figueirense, dia 4 de outubro. Esse jogo-chave, também chamado de seis pontos pela briga que as equipes travam para afastar o perigo da queda.
O futebol carioca iniciou o ano de forma meteórica, com dois clubes candidatíssimos a conquistar o maior título das Américas e parece que terminará com dois times na Segundona. Esperamos que não, mas com o futebol apresentado a situação está difícil de não acontecer.
Um comentário:
Pra mim, o Flamengo é o único carioca que vai brigar pelo título. O Botafogo vai ficar com a Sul-Americana.
O Vasco e o Fluminense é que estão em situação difícil. Os dois vão lutar desesperadamente para sair do rebaixamento até o final do campeonato. Mas, ainda acho que os dois não vão cair.
Postar um comentário