A EQUIPE DO FC08 DESEJA A TODOS...
UM PRÓSPERO ANO NOVO!!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Parabéns, Botafogo!!!

Augusto Frederico Schmidt (E) e Eduardo Góis Trindade (D) selam a união
Foto: Arquivo do Botafogo de Futebol e Regatas

Torcedores do Glorioso,

No mesmo dia em que o futebol carioca sofre com a ferida ainda aberta do rebaixamento do Vasco, festeja mais um ano de vida da fusão do Glorioso da estrela solitária, são coisas do futebol. No dia 08 de Dezembro de 1942, o Club de Regatas Botafogo fundiu-se com o Botafogo Football Club formando o clube que conhecemos hoje, o Botafogo de Futebol e Regatas. Essa data de fusão foi planejada por ser a mesma data em homenagem a santa padroera do clube, Nossa Senhora da Conceição.

A fusão era estudada desde o ano de 1931, já que os dois times tinham sua sede no bairro de Botafogo, porém pessoas ligadas aos dois clubes garantiam que o Regatas era infiltrado de torcedores do Fluminense, que além de ser um dos clubes da cidade que nunca teve um departamento de remo, era o principal rival do Football Club.

Essa união foi apressada 11 anos mais tarde, numa partida de basquete pelo campeonato carioca, no Mourisco Mar, sede do Regatas. O jogador Armando Albano, do Football Club chegou atrasado ao evento e durante o intervalo foi pegar uma bola e caiu no chão desfalecido os médicos tentaram reanimá-lo, mas o jogador havia sofrido um infarto.

Depois de confirmada a morte de Armando, a partida foi interrompida faltando dez minutos para o final, com o placar em 23 a 21 para o Football Club. O corpo do jogador saiu da sede de General Severiano e quando passava em frente ao Mourisco Mar, os presidentes dos clubes fizeram um pronunciamento.

- "E comunico nesta hora a Albano que a sua última partida resultou numa nítida vitória. O tempo que resta do jogo interrompido, os nossos jogadores não disputarão mais. Todos nós queremos que o jovem lutador desaparecido parta para a grande noite como um vitorioso. E é assim que o saudamos." - Augustro Frederico Schmidt, presidente do Regatas.

- "Nas disputas entre os nossos clubes só pode haver um vencedor: o Botafogo!" - Eduardo Góes Trindade, presidente do Football Club.

- "O que mais é preciso para que os nossos dois clubes sejam um só?" - Augustro Frederico Schmidt, selando a fusão.

A partir dessa data, começou o procedimento para a fusão dos clubes, nascendo o Botafogo de Futebol e Regatas. Com a fusão foram feitas algumas alterações: a bandeira perdeu o escudo com letras entrelaçadas do B.F.C., e ganhou um retângulo preto com a Estrela Solitária branca, do Club de Regatas, ao alto. O escudo incorpora ao distintivo a Estrela Solitária branca, num fundo preto com contorno branco, no lugar das letras entrelaçadas. Além disso, a equipe de futebol passou a usar calções pretos.
Saudações Alvinegras e parabéns aos botafoguenses.

Um comentário:

Diego Louzada disse...

Parabéns ao glorioso Botafogo!